Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo

Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoDescoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, VigaDescoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaDescoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Iluminação, VigaDescoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Petrovsky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Carmehill, Carpintaria, Chaos Group, Moisaco Colares, Telha Sul, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsavel: Vinicius Macêdo
  • Equipe De Projeto: Karinne Freitas, Luana Bastos
  • Cliente: Descoberta Café
  • Engenharia: Cacto Engenharia
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felipe Petrovsky

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Descoberta é um café contemporâneo, desenhado para fomentar o encontro, ocupando um galpão do histórico bairro Benfica, em Fortaleza, no Ceará. Como o próprio nome diz, o espaço foi uma “descoberta”. Fica no final de uma rua sem saída, ao lado do campus da Universidade Federal. O edifício já tinha história, foi uma gráfica, um estacionamento, um depósito, e nós decidimos adotar o partido de manter toda a estrutura previamente existente e trabalhar o grande vão livre coberto.

Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Viga
© Felipe Petrovsky
Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Imagem 20 de 25
Planta baixa
Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Iluminação, Viga
© Felipe Petrovsky

O projeto nasceu sob o conceito de transformar a edificação árida, completamente fechada e sem ventilação, em um espaço agradável e aconchegante. Nosso trabalho foi abrir o prédio e integrá-lo com a rua. Retiramos parte da coberta para captar mais luz natural e gerar mais circulação de ar e nos apropriamos da largura e do pé direito do galpão para criar uma fachada capaz de abraçar as pessoas desde o primeiro contato visual com o café. O ponto chave do projeto de interiores foi o balcão central. Ele se conecta com todo o salão de atendimento, possibilitando que a equipe esteja sempre atenta aos clientes. O balcão em formato de “U” foi pensado para ser executado in loco. A bancada se apoia sobre alvenarias estruturais e elementos vazados, que além de possuir apelo estético, mantém a permeabilidade do ar para quem está trabalhando.

Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Felipe Petrovsky

Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Tijolo
© Felipe Petrovsky

No intuito de usar materiais naturais, todo o piso industrial foi restaurado e nivelado. Da entrada até o fundo do galpão, foi desenhada uma faixa de ladrilho hidráulico que delimita o espaço de produção e atendimento, fazendo com que toda a frente de balcão se mantenha livre para circulação. Além disso, nas paredes, foram usados acabamentos de produção local e artesanal. Por fim, podemos dizer que o Descoberta Café é a surpresa no final da rua, um espaço que se integra e contribui com o cenário de quem pode estar apenas passando e pode sentar na calçada, em um banco desenhado para ser também bicicletário, ou para quem veio para entrar e tomar seu café em um espaço que é ao mesmo tempo amplo e aconchegante, rodeado de plantas e delicadeza.

Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felipe Petrovsky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Benfica, Fortaleza - CE, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Descoberta Café / Estúdio Vinicius Macêdo" 01 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948725/descoberta-cafe-estudio-vinicius-macedo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.